Lilian Divina Leite

Carta aberta aos Pastores – Depressão/Omissão/Atitude Cristã

Ficar espiritualizando a depressão não é só ignorância, mas é muita crueldade.

Antes de começar a falar sobre o assunto, é importante informar aos leitores que eu acredito em cura milagrosa, já tive e presenciei curas tremendas. Também acredito em anjos e demônios, inclusive, já os vi algumas vezes. Tenho plena convicção da existência do mundo espiritual. O que eu não concordo é a forma que muitos pastores tratam as pessoas com depressão. Conheço centenas de pastores, muitos são esclarecidos e não agem da forma como irei descrever. Minha intenção aqui não mandar uma indireta para nenhum deles em especial, mas fazer um alerta sobre um assunto extremamente grave.

Ninguém diz para uma pessoa com câncer que ela está assim por falta de Jesus, ou a acusa de falta de fé. Ou insinuam que pode ser demônio. Mas fazem isto com pessoas com depressão, acho isto não só uma falta de respeito, como também uma total falta de amor. Pois quem conhece a doença, sabe que tais palavras podem ajudar a matar.

Acredito que o depressivo precisa mais de ajuda de qualquer outro doente, só quem já teve a doença sabe que não existe dor pior. Mas lamentavelmente, são estas pessoas que são rotuladas, discriminadas e por vezes humilhadas dentro das igrejas.

Falo por experiência própria, não há nenhuma dor que se compare a dor da depressão profunda, a ponto de a pessoa preferir a própria morte a viver, tão terrível e desesperadora é esta dor.  (Se tiver alguma dúvida, sugiro que leia a descrição na sua bíblia, Davi, Elias e Jeremias conseguiram descrever a depressão como ninguém).

Como pastora, tive que esconder por muito tempo uma depressão profunda, pois sabia que seria alvo de preconceito. Ministrava batalha espiritual em encontros com Deus, via as pessoas serem libertas. Acredito que as vezes pode mesmo ser influência de demônios, mas sei que assim como qualquer outra doença, na maioria das vezes isto não tem absolutamente nada a ver com demônios ou questões espirituais, é só uma doença que precisa ser tratada com medicação e terapia.

Deus pode fazer um milagre? Claro que pode, da mesma forma que pode fazer um paralítico andar. Aí eu te pergunto, quantos paralíticos você tem visto andar ultimamente? Então…

Imagina um pastor ou bem intencionado irmãozinho chegando para um paralítico e dizendo: ” _você precisa se levantar!! _Tem certeza que não precisa confessar algum pecado? _Você ainda não foi curado porque não tem fé!! _Isto só pode ser demônio, já procurou o grupo de libertação para te ajudar?”

As vezes as pessoas fazem isto com depressivo por pura ignorância, mas por vezes agem assim porque é mais fácil julgar do que estender a mão.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 5,8% da população do Brasil sofre com a depressão, um total de 1,5 milhões de brasileiros. Significa dizer que a cada mil membros, aproximadamente 60 estão com depressão. Pela experiência, ouso a dizer que é bem mais que isto.

A OMS, afirma que a depressão é a doença mais incapacitante do mundo, a segunda maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos. É assustador, mas a cada 4 segundos alguém se mata, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Não é um assunto para ser ignorado.

E aí, diante desses dados e sabendo que tais pessoas podem vir a si matar, vamos facilitar as coisas para que estas pessoas possam se abrir ou vamos estigmatizar o depressivo para que ele tenha medo de contar a verdade?

É bom lembrar que  a omissão não é uma opção muito Cristã.

Ficar espiritualizando a depressão não é só ignorância, mas é crueldade.

Será que não temos ajudado a piorar a situação dessas pessoas com nossas atitudes ou com a nossa omissão?

Será que não temos ajudado a pessoa com Depressão a chegar a conclusão de que a única saída é o suicídio?

Com todo amor, em nome de Jesus, eu imploro aos líderes espirituais, vamos pensar sobre o assunto?

São Paulo 22 de Abril de 2017.

Lilian Divina Leite

https://nacoesunidas.org/depressao-e-tema-de-campanha-da-oms-para-dia-mundial-da-saude-de-2017/

 

Anúncios

abril 22, 2017 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: