Lilian Divina Leite

A troca

Hoje acordei pensando em Esaú, pensa num cara burro, trocar a primogenitura por um prato de lentilha!! Meu!! Não foi por conta de uma dispensa de lentilhas, não foi em razão de uma promessa de um ano de refeições de lentilhas, não foi se quer pela panela de lentilhas!! Foi por conta da porcaria de um prato de lentilhas. É, o cara foi imbecil. Mas sabe o que é pior? É que às vezes agimos exatamente como Esaú!! E nos tornamos tão idiotas como ele.

O que será que o levou a fazer isso? O que será que nos leva perder a benção de Deus por tão pouco?

Seria uma raiz de amargura que o impediu de ver o futuro? Será que a depressão o fazia pensar que nada na vida valia mais a pena. Depressão? Sim. Esaú sofreu rejeição por parte da mãe, qualquer psicólogo poderia explicar facilmente o que uma preferência de um filho em detrimento do outro pode ocasionar na vida de uma pessoa. (v. 28). Talvez a origem da depressão tenha começado aí. Além do mais, observe as palavras de Esaú quando aceita fazer a troca:

“E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?” Gênesis 25:32

Se você já passou ou está passando por uma depressão, sabe que seus pensamentos são exatamente assim, “para que serve isso, para que eu vou fazer tal coisa, do que adianta?” É como se nada mais importasse, como se nada mais fizesse sentido para você. O futuro é algo que realmente não importa. E você não vive, sobrevive. Na verdade você queria sumir, morrer, mas como não pode, você vai levando… e cada dia é tido como um peso, e você não tem no amanhã, a menor expectativa de melhora.

“E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” Gênesis 25:34

Simples assim, por um momento ele alterou o seu futuro. Em seguida ele foi traído por sua mãe. Meu Deus!! Acabei de ler o texto e fiquei pensando, o que será que doeu mais em Esaú, a perda da benção ou a traição de sua própria mãe? Gênesis 27

Quando Esaú descobre a traição e o que havia perdido, ele ainda fica em pior estado:

Ouvindo isso, Esaú se pôs a soluçar e a clamar. Disse Esaú: “Ó pai, abençoe a mim também!” 27: 34 (Bíblia viva)

Disse Esaú: “Será que o senhor só tem uma bênção? á meu pai, abençoe a mim também!” E Esaú chorou amargamente. 27: 38

Se lermos toda a história veremos que apesar de tudo, Deus foi misericordioso com Esaú. Porém sua vida tomou um rumo completamente diferente da vida daquele que recebeu a benção da primogenitura. De fato, nada foge do controle de Deus. (Romanos 9) Porém Deus não o obrigou a fazer a troca, foi Esaú que espontaneamente a fez, alterando assim toda a sua história.

Hoje, temos a opção de escrever nossa história todos os dias, são as escolhas que fazemos hoje que irá refletir no dia de amanhã. Que o Senhor nos ajude a rejeitar os pratos de lentilhas dessa vida e fazer a coisa certa, acreditando que Deus tem o melhor para nós.

Lilian Divina Leite

São Paulo, 18 de junho de 2010.

Anúncios

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: